Nesse inverno nada melhor que tomar uma sopinha bem quente e aproveitar os benefícios que uma sopa pode trazer ao organismo.
A tradicional sopa de legumes pode ser chamada de funcional se, além dos nutrientes básicos, oferecer um benefício a mais para o funcionamento do organismo.
Neste sábado (02/06/2012), o Jornal Hoje exibiu uma matéria mostrando algumas sugestões de sopas e caldos muito fáceis de preparar.
Uma indicação foi acrescentar às receitas um ingrediente funcional, o grão de bico, que tem na sua composição um aminoácido, triptofano, além do magnésio e do ácido fólico. Esses três nutrientes em conjunto aumentam a produção de serotonina.
Uma outra indicação foi acrescentar quinoa, um cereal rico em fibras, que aumenta a sensação de saciedade. Ao servir, experimente azeite, que aumenta o bom colesterol, e açafrão, que ajuda a emagrecer.
Creme de Grão de Bico
- 500g de grão de bico
- 300g de peito de frango
- 1 cebola roxa
- 4 dentes de alho
- 3 colheres (sopa) salsa
Coloque o grão de bico de molho por pelo menos 8 horas e descarte a água utilizada. Cozinhe com 1 litro e ½ de água o peito de frango, a cebola e as ervas. Coe e reserve o frango e a água do cozimento. Com essa água cozinhe o grão de bico na panela de pressão por cerca de 30 minutos após o início do escape do ar. Bata no liquidificador o grão de bico cozido e misture os pedaços de frango cozido. Use salsinha e cebolinha.
Sopa Funcional
- 1 abóbora-japonesa com casca
- 1 pimentão verde
- 3 tomates sem pele
- 1 maço de aipo
- 1 repolho grande
- 1 folha de couve
- 1 cebola grande
- 2 cenouras sem casca
- 1 nabo sem casca
- 1 xícara (chá) de vagem picada
- 1 xícara (chá) de ervilha fresca
- Sal marinho, pimenta-do-reino, curry, cebolinha e salsa.
Pique as folhas e os legumes. Coloque numa panela, cubra com água e ferva por 10 minutos. Abaixe o fogo mantendo o ponto de fervura por 40 minutos. Tempere.
Nenhum comentário:
Postar um comentário